quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ANTES DE FALAR JÁ COMUNICO#6


Crie oportunidades para que o seu filho tome a iniciativa.

Uma das coisas que mais oiço de pais que chegam ao meu consultório com filhos que ainda não falam ou “falam pouco” é que ele é preguiçoso, que entende mas que não se esforça para falar, que é algo passivo na interacção. Então, hoje decidi partilhar algumas sugestões que poderão ajudar a criar mais oportunidades para que a criança tome a iniciativa.
É bem possível que não veja o resultado destas ideias de imediato, este poderá ser um processo até algo frustrante para ambos. No entanto, não significa que não terá efeitos posteriores. Assim, se cria uma oportunidade e o seu filho não toma a inicativa, mostre-lhe o que ele poderia ter feito ou dito e continue a realizar a actividade. Ele verá o seu exemplo e é possível que da próxima vez inicie a interacção.

Ajude o seu filho a pedir! Em vez de se apressar a dar-lhe algo que sabe que ele quer procure criar uma situação em que ele tenha que pedir. Veja os exemplos:

- Coloque um dos seus objectos/brinquedos preferidos longe do seu alcance mas no seu campo de visão e espere! Espere que o peça e dê-lho assim que ele o fizer.  
              
  
- Ofereça um pouco e… espere! Em vez de lhe dar um bocado grande de algum alimento (maçã, pão, bolacha, sumo, …), dê-lhe apenas um pouco e espere que ele peça mais. Quando ele o fizer (adulto: “Sumo! Mais sumo!”) dê mais um pouco e espere novamente.



- Escolha uma actividade que o seu filho não possa realizar sem ajuda e… espere! Pegue em brinquedos de corda, com música ou que tenha algum dispositivo que ele não consiga accionar sem ajuda e inicie a interacção, mas sem a prolongar por muito tempo. Pare e espere, para criar oportunidade para que o seu filho peça ajuda. Quando ele o fizer repita a actividade mas dê “pouca corda” ao brinquedo para que se crie nova oportunidade.


- Dê-lhe opções de escolha e… espere! Pegue em dois brinquedos ou dois alimentos e deixe-o escolher, seja através do apontar, do olhar ou do nome. Dê-lhe tempo para fazer a sua escolha e valorize as suas iniciativas comunicativas.



- Realize por alguns momentos uma actividade já habitual e… espere! Realize actividades que já costuma fazer, tais como “cavalinho”, cócegas, canções, atirar o carrinho de um para o outro, atirar a bola, … e vá interrompendo a actividade, faça pequenos intervalos para que o seu filho possa pedir continuidade.



De uma forma geral, estas sugestões são usadas no dia-a-dia pelos pais. Na minha opinião, o mais difícil para as famílias com quem me fui cruzando é dar tempo, gerir as suas ansiedades e a pressão que fazem para que aconteça algo. Quando falo em dar tempo, não significa ficar à espera porque sim. Dar tempo deve surgir após iniciar uma cadeia de interacção e deve ter como propósito a iniciativa da criança. Não desista se ele não participa de imediato!

Na próxima publicação darei algumas sugestões para ajudar o seu filho a fazer um comentário ou uma pergunta. 


Fonte: 
Wietzman, E.; Pepper, J. (2007) Hablando... Nos Entendemos los dos. The Hanen Program; Toronto. 

Imagens retiradas da mesma fonte.

3 comentários:

  1. Estas estratégias, descritas de forma simples e com exemplos, irão ajudar muitos pais!!!Irei encaminhar muitos pais para o teu blog.Obrigada

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  2. Respostas
    1. Obrigada Sónia! Espero que seja útil para terapeutas e famílias das crianças que atendemos. A ideia é resumir algumas das orientações que vamos dando no dia-a-dia!

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