sexta-feira, 23 de março de 2012

O que esperar dos 3 aos 4 anos?

Falei aqui sobre o que esperar do desenvolvimento da linguagem entre os 2 e os 3 anos de idade, como forma de pais e educadores estarem alerta. Hoje deixo ficar os marcos de desenvolvimento esperados entre os 3 anos e os 4 anos, salvaguardando mais uma vez que existem diferenças individuais e que é necessário criar oportunidades para que o desenvolvimento ocorra.
Então,

dos 3 aos 4 anos

A criança:


• Produz frases simples com 4/5 palavras. Próximo dos 4 anos, já produz frases maiores, usando “e”, “mas”; 

• Inicia o uso de artigos indefinidos (um, uma , uns, umas), preposições (do, da, dos, das, ao, ...). Usa advérbios (bem, mal, ontem, primeiro, ...); 

• Compreende conceitos básicos de cor, forma, tamanho e localização

• Executa ordens com dois itens;

Responde a perguntas simples (quem? que faz? o quê? onde?); 

Relata factos ouvidos, acontecimentos que lhe foram contados, sem os ter vivenciado. 

• A nível pragmático: aprimoram e intensificam o uso das funções comunicativas. Na conversação: fazem perguntas sobre referentes ausentes; os turnos são inteligíveis e coerentes com o turno anterior.


Surgem indicadores de uma sensibilidade linguística (domínio implícito e inconsciente das regras linguísticas):

- fonológica : gosto por rimas. 

- morfo-sintáctica : identifica que algo “soa mal”, e pode começar a corrigir as suas produções e dos outros. (“eu fazi” __ “eu fiz” / “mais bom” __ “melhor”) 

- semântica: quando realiza pedidos de esclarecimento, sobre o significado de palavras quando as ouve pela primeira vez. (“O que é...?”)

Por volta dos 4 anos articulam correctamente a maior parte dos fonemas do português. Dos 3 para os 4 anos vão desaparecendo mais alguns processos fonológicos (trocas normais no desenvolvimento):

Sempre que tem dúvidas procure informar-se! 

2 comentários:

  1. Boa noite.
    Primeiro que tudo parabéns pelo blog, estou a gostar muito.
    Tenho uma filha com 3 anos feitos em dezembro, e ela já faz frases até grandinhas, e já percebe palavras mais complexas. Troca algumas palavras, mas as que são até acho natural ser assim
    já diz bem o r's, já os enrola e tudo, mas ultimamente baralha-os na palavra, troca-lhes a ordem. Por exemplo . vedre em vez de verde, quatro em vez de quarto, topra em vez de tropa, etc...
    faz-me um bocadinho de confusão, porque quando ainda não os dizia bem, acertava na sílaba deles...
    Sei que não é das letras mais fáceis de dizer, mas não deixo de ficar preocupada...

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    1. Bom dia!

      Antes de mais obrigada pela visita e pelo comentário positivo.

      Pelo que explica a sua filhota está ter um desenvolvimento dentro do esperado e no seu próprio ritmo, tanto que até já diz palavras com o som -r-.

      Sendo este um som que exige mais capacidade articulatória e que aparece em diferentes posições das palavras (entre vogais, no fim de uma sílaba ou palavra e até em contextos mais complicados como pr, tr, dr, ...) é normal que as crianças tenham o adquiram mais tarde. Contudo, este não é o caso. O que está a acontecer é que a sua filha descobriu este som, mas ainda não consegue distinguir todas as palavras que surge nem a sua posição correcta na palavra, o que é normal. Ainda precisa de experimentar e de errar mais um pouco. Daqui a algum tempo verá que ela fará menos confusão.

      Nesta fase não precisa de estar sempre a pedir para que ela repita a palavra, e tente que ela não sinta que dizer mal as palavras é cómico para os outros. Ainda assim, procure dar-lhe feedback da sua produção dando-lhe o modelo correcto com mais entoação na sílaba em que surge o -r-.

      Não se preocupe porque é uma etapa normal, mas é bom que seja uma mãe atenta!

      Espero ter ajudado e não hesite em tirar dúvidas sempre que as tiver.

      Daniela

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