Partilhar um livro desde cedo com o seu filho é essencial para potenciar o desenvolvimento da linguagem!
Leia para o seu filho, incentive o gosto pelos livros e pela leitura. Todos os pais se preocupam com o sucesso escolar dos filhos e em como ajudar nesse sentido. Trabalhar a leitura, escolher o livro e o material certo de acordo com a idade poderá ser um factor de bom prognóstico de sucesso escolar posterior. Contudo, tenha atenção que ler não significa apenas ter um livro na mão! Leia, mas leia com gosto e transmita esse gosto ao seu filho. Procure ser criativo e expressivo. Tenha presente que as rimas, as lengalengas, os contos tradicionais, as músicas cantaroladas, muitas vezes pelos avós, têm um peso muito importante na formação inicial das competências leitoras.
Dos 0 aos 6 meses
Escolha livros feitos de cartão grosso, de pano ou plastificados, com páginas que devem ser fáceis de virar. Nesta fase a criança gosta de observar os livros, mostra interesse por imagens muito coloridas e grandes. O bebé leva os livros à boca e estabelece um primeiro contacto com muitos outros objectos.
Imagem retirada deste sítio.
Dos 12 aos 24 meses
Nesta fase o bebé já se senta sozinho e é capaz de agarrar e transportar o livro.
A criança consegue segurar o livro na posição correcta e dá-o ao adulto para que o leia.
Escolha livros coloridos, com imagens ou fotografias que incluam crianças, brinquedos e objectos do quotidiano. Procure que os livros tenham acções que representem situações familiares, como dormir, comer e brincar, com poucas palavras, basta uma frase por acção.
Imagens retiradas daqui.
A partir dos 24 meses
Já procura para a frente e para trás as ilustrações que conhece e que mais gosta.
Relaciona o texto com a imagem e diz as frases completas de cor, como se estivesse a ler.
Os livros mais adequados continuam a ser os coloridos, com páginas em cartão ou em papel.
Procure escolher os livros que têm pequenas histórias sobre crianças e famílias ou com temas como amigos, alimentos ou transportes.
Imagens retiradas daqui.
Boas leituras!
Texto baseado no artigo "Os primeiros livros, promoção da leitura dos 0 aos 3 anos" da revista O Nosso bebé, nº 2, edições Goody S.A.
Sem comentários:
Enviar um comentário