Tenho andado um pouco ausente do blog porque a clínica assim o tem exigido. Recentemente começaram a fazer terapia um grande número de meninos em simultâneo e que ainda estão no pré-escolar. Ao fim de algumas sessões tento sempre agendar reuniões com as educadoras e, sempre que possível, desloco-me aos jardins de infância que frequentam. Contudo, isto, juntamente com as actividades na sala de aula dos meninos que vou fazendo e construindo, faz com que o meu tempo fique mais reduzido.
Nas conversas que tenho tido ultimamente com as educadoras têm-se levantado algumas questões que me parecem pertinentes para abordar aqui. Uma das coisas que preciso muitas vezes de esclarecer quando abordamos os perfis dos meninos e as estratégias a usar é a diferença entre Linguagem e Fala.
A Linguagem
A Linguagem serve de veículo à comunicação:
-Constitui um instrumento social usado em interacções visando a comunicação.
- Facilita aprendizagens individuais e sociais.
- É essencial à vida escolar e social da criança.
A Linguagem é um sistema convencionado, complexo e dinâmico de símbolos arbitrários que são combinados de modo sistemático e orientado para armazenar e trocar informações.
O Desenvolvimento da Linguagem resulta da interacção complexa entre as capacidades biológicas inatas (estrutura anatomofuncional) e a estimulação ambiental, e evolui de acordo com a progressão do desenvolvimento psicomotor. Este é um processo contínuo que ocorre de forma ordenada e sequencial em diferentes etapas de desenvolvimento.
Existem diferentes teorias que explicam o desenvolvimento da Linguagem, contudo, não me parece que seja pertinente abordá-las aqui.
Então, a que nos referimos quando falamos de linguagem?
Semântica - Aquisição e uso de vocabulário. Refere-se ainda ao estabelecimento de relações entre conceitos.
E o que é a Fala?
Fonologia - Percepção e produção dos sons e suas combinações para formar palavras.
Morfossintaxe - Morfologia: Aquisição e uso das regras relativas à formação interna das palavras (exemplos: plurais, flexões verbais, conjunções, concordâncias, graus de adjectivos,…).
- Sintaxe: Regras de organização das palavras em frases.
Pragmática - Uso comunicativo da linguagem num contexto social.
Dependendo das idades esperam-se diferentes competências linguísticas, que na literatura vêm referidos muitas vezes como "Marcos do desenvolvimento da linguagem".
“A Fala é um modo de transmitir mensagens (comunicar) e envolve uma precisa coordenação de movimentos neuromusculares orais, a fim de produzir sons, através de um processo de articulação dos mesmos.” Franco, Reis e Gil, 2003
A Fala é o modo mais comum de concretização da linguagem e envolve:
- Respiração
- Fonação (voz)
- Ressonância
- Articulação
- Fluência
A Fala é o modo mais comum de concretização da linguagem e envolve:
- Respiração
- Fonação (voz)
- Ressonância
- Articulação
- Fluência
Quando caracterizamos a fala de um criança é necessário estar atento à forma como ela articula os sons. Para interlocutores que não sejam tão treinados como um terapeuta da fala esta tarefa pode ser difícil de analisar apenas com a conversação. Assim, aconselho que escolham actividades mais dirigidas, como livros, lotos ou até fazer uma colagem com imagens dos panfletos que todos os dias aparecem nas caixas do correio. Desta forma, o débito do discurso diminui e poderá ouvir palavras de forma mais isolada. Tente perceber se a criança não diz os sons, se os troca de forma consistente ou produz de forma distorcida.
À clínica chegam crianças precocemente para serem avaliadas quando existe um problema relacionado com a fala, com queixas "não fala bem", "não o entendemos" ou quando não diz determinado som. Crianças com dificuldades de linguagem mas em que a fala não representa uma preocupação para pais e professores passam muitas vezes despercebidas e só em idade escolar é que são sinalizadas e devidamente encaminhadas.
Mais uma vez, esteja atento ao desenvolvimento da sua ou das suas crianças!
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