Depois de ter falado aqui sobre os marcos de
desenvolvimento da linguagem esperados entre os 3 e os 4 anos de idade, deixo
hoje algumas orientações para esta fase:
- Brinque aos sons. Imite sons do ambiente (animais, aspirador, instrumentos musicais, ...) e peça à criança
para descobrir de que será.
- Encoraje o gosto por rimas, através lengalengas, canções, histórias com rimas, ... Inventem rimas para os nomes das pessoas lá de casa e frases com essas rimas (ex.: João-avião; O João tem um avião).
- Construam "livros" com imagens retiradas da internet ou até mesmo recortadas dos panfletos dos hipermercados que nos chegam a casa quase diariamente. Escolha temas (ex.: animais, casa, escola, alimentos, profissões, ...) e faça colagens por grupos, escolha puzzles ou jogos de associações, pode desenhar ou colar imagens para construir dominós com estes temas, ... Use estas actividades para simplificar a memorização de conceitos linguísticos.
Use as actividades propostas para promover no seu filho hábitos de pesquisa e vontade de encontrar respostas.
Enquanto adulto/pai procure:
- induzir desafios ao nível das competências da criança
- não subestimar a criança, provocando espírito crítico
- propor e não impor, sugerindo soluções e sem resolver em vez da criança
- demonstrar e não impor a repetição
- promover competências de reflexão em vez de dar respostas.
- ter cuidado com o modelo linguístico que fornece.
Fonte:
Rigolet, S. (2006) Para Uma Aquisição Precoce e Optimizada da Linguagem. Porto Editora.
Sem comentários:
Enviar um comentário