domingo, 26 de fevereiro de 2012

ANTES DE FALAR JÁ COMUNICO#2




Costumo brincar com os pais das “minhas” crianças e dizer que eles trazem incorporado uma espécie de chip que faz com que eles se adaptem ao nível de desenvolvimento dos seus filhotes de uma forma automática e quase mágica, estando sempre uma escadinha acima daquilo que eles precisam. E é isto que faz com que a criança vá crescendo e se desenvolvendo de uma forma harmoniosa e saudável. As aquisições que ambos vão fazendo resultam do que cada um, pai e filho, dão ao outro, das plataformas comunicativas que ambos vão construindo.

Numa fase pré-verbal, ainda antes da fala desenvolvem-se competências essenciais que constituem autênticos pilares para o que virá a seguir.

          
Assim, ao longo do primeiro ano de vida é importante ter presente algumas orientações/estratégias que são promotoras do desenvolvimento da comunicação e da linguagem. O que me proponho a sugerir neste tema “Antes de falar já comunico” é válido para pais e/ou cuidadores de crianças desta faixa etária, bem como para pais de crianças com dificuldades nestas áreas do desenvolvimento.



Estas atitudes existem em cada um de nós! O que as torna tão significativas não é a sua descoberta mas consciência das consequências que elas poderão ter no desenvolvimento da criança.



Como são várias e quero comentar um pouco sobre cada uma das orientações sugeridas, vão dividi-las em mais do que uma publicação.

(Imagens retiradas da Internet)

Sem comentários:

Enviar um comentário