NOMEAR
Significa dar nomes à realidade, explorando verbalmente o mundo.
Repare na actividade está a ser desenvolvida através do seguinte
diálogo:
- Põe. Encaixa. Boa!
- Queres mais? Vá, isso. Assim, põe outra vez.
- Isso mesmo, boa!
- Outra? Pega.
- Isso!!
Repare como quando lemos esta amostra de discurso do adulto enquanto faz um jogo de encaixe se verifica pouco conteúdo, comparativamente com a amostra de discurso seguinte:
- Tiraste a bola!...
- Olha, é uma bola!
- A bola é vermelha…
e agora… vamos pôr a bola dentro da casa!
- A bola está dentro
da casa. Boa!
É importante evitar o uso de palavras
vazias em detrimento de palavras preenchidas de significado.
Usar os nomes das coisas ajuda a “tirar
o medo do desconhecido” ao longo do desenvolvimento expressivo.
Deixo uma sugestão para os pais: tentem
observar-se um ao outro a brincar com o vosso filho ou filmem um momento de
brincadeira e analisem o conteúdo do vosso discurso, imaginando se não
conhecessem o contexto da brincadeira se conseguiam perceber a situação que está
a acontecer.
Imagem retirada da Internet
Fonte:
Rigolet, S. (2006) Para Uma Aquisição Precoce e Optimizada da Linguagem. Porto Editora.
Imagem retirada da Internet
Fonte:
Rigolet, S. (2006) Para Uma Aquisição Precoce e Optimizada da Linguagem. Porto Editora.
Sem comentários:
Enviar um comentário