quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012


No Mundo dos Piratinhas”  pretende ser um espaço onde se vá “conversando” sobre o desenvolvimento infantil de uma forma geral, com um ênfase especial sobre as questões da Comunicação e da Linguagem, ou não fosse eu Terapeuta da Fala.

Exerço a minha profissão desde 2005, quase exclusivamente com crianças até aos 12 anos e, desde então, que vou tendo diversas conversas com os pais das “minhas” crianças sobre rotinas, comportamento, aprendizagem,… educação de uma forma geral, que me parecem pertinentes para todos e que muitas vezes gostaria de poder partilhar. Esta foi a forma que encontrei para poder explorar estes temas e que espero que possa ser útil para pais, educadores, professores, familiares, … e pessoas interessadas.

Importa ter presente que o crescimento de um adulto saudável, consciente e seguro, está assente naquilo que a infância poderá representar. A base de sustentação de um adulto inicia-se na infância e terá reflexos naquele que um dia se irá transformar num homem ou mulher. Desta forma, torna-se fundamental dotarmo-nos de ferramentas que nos permitam ser educadores mais preparados, mais confiantes, capazes de identificar sinais, entender e gerir conflitos e procurar soluções. Neste percurso, tem-me parecido como terapeuta que todo o conhecimento é pouco e que, cada vez mais, os pais procuram estar mais informados.

 “Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a” Johann Goethe
Mas amá-la é educá-la…

2 comentários:

  1. Adorei a ideia do blog. Parabéns! Farei visitas assíduas ao "mundo dos piratinhas".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Soninha!

      Sabes que conto com os teus comentários e críticas para ir melhorando :)

      Eliminar