domingo, 26 de fevereiro de 2012

ANTES DE FALAR JÁ COMUNICO#3


Quando duas pessoas comunicam, seja com ou sem palavras, significa que ocorre interacção. Às vezes é necessário relembrar o básico, e que tantas vezes deixamos passar porque nos “distraímos” com um sem número de estímulos à nossa volta:

ESTABELECER CONTACTO OCULAR

Este é o requisito base para criar condições de diálogo (verbal e não-verbal) de uma verdadeira educação. Nenhuma troca comunicativa dever ser iniciada sem que exista contacto ocular que permita interpretar os sentimentos e as expressões do outro, imitá-lo, segui-lo. 


Estabelecer contacto ocular é importante para mostrar interesse na interacção, motivar para a brincadeira, manter a atenção da criança, expandir e, até mesmo, aprender. O que às vezes acontece é que nos esquecemos da nossa "altura" e esperamos que seja a criança a olhar para nós, quando é tão fácil sermos nós a ficar ao nível delas. 

Nas crianças sem problemas comunicativos, o estabelecimento do contacto ocular aparece de forma espontânea e natural. Contudo, quando a criança manifesta dificuldades de comunicação, trabalhar esta competência poderá constituir um objectivo de intervenção, uma vez que não existe como pré-requisito à comunicação.  


Aqui há uns tempos estava com a minha família em casa e quando me apercebo está o meu pai deitado no chão da garagem a brincar com a minha sobrinha de 3 anos. Primeira coisa que lhe digo: "Pai, então!". Resposta: "-Não percebes que as crianças adoram que brinquem ao nível deles, não estás a ver como ela acha esta brincadeira engraçada!". Confesso fiquei algo incomodada, afinal a terapeuta até sou eu! Mas depois fiquei a pensar se a terapeuta que sou também não foi muito construída pelo meu pai. Recordei-me que quando era pequena ele sempre se ajoelhava para falar ou brincar comigo, que quando eu tinha algo para lhe dizer mais importante ele pegava em mim ao colo e que, ainda hoje, todas as conversas que temos são acompanhadas de muita expressividade e, fiquei a pensar no quanto esta característica dele ainda é importante para mim.  

Imagens retiradas de: Wietzman, E.; Pepper, J. (2007) Hablando... Nos Entendemos los dos. The Hanen Program; Toronto. 

Fontes: 
Rigolet, S. (2006) Para Uma Aquisição Precoce e Optimizada da Linguagem. Porto Editora. 
Wietzman, E.; Pepper, J. (2007) Hablando... Nos Entendemos los dos. The Hanen Program; Toronto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário