quinta-feira, 1 de março de 2012

ANTES DE FALAR JÁ COMUNICO#7


Ajude o seu filho a fazer um comentário ou uma pergunta.

- Mude uma actividade familiar… e espere! Por vezes, em vez de interromper uma actividade já habitual (como sugeri no tópico anterior) poderá alterar a sequência com que a realiza ou fazer algo que eventualmente está fora do contexto. A surpresa cria a oportunidade para que o seu filho inicie uma interacção através de um comentário ou uma pergunta. Por exemplo, na actividade de vestir experimente colocar o sapato na mão. Não se esqueça que poderá expandir o comentário do seu filho ou dar significado a uma expressão interrogativa da parte dele.



- Esconda objectos em lugares inesperados e… espere! Deixe que o seu filho encontre e se surpreenda. Dê-lhe tempo para que ele comente.





- Quando as coisas correm mal…espere! Todos os dias vão surgindo pequenos problemas ao seu filho, tais como o jogo que caiu, os lápis que se partiram, um brinquedo que está longe, a bolacha que caiu ao chão, … Em vez de se prontificar a resolver estas situações rapidamente espere alguns segundos para ver o que diz o seu filho. Finja que não viu se necessário. Desta forma cria mais uma oportunidade para que o seu filho comente ou chame a sua atenção.  


Fonte: 
Wietzman, E.; Pepper, J. (2007) Hablando... Nos Entendemos los dos. The Hanen Program; Toronto. 

Imagens retiradas da mesma fonte.

Sem comentários:

Enviar um comentário