sexta-feira, 9 de março de 2012

Ler e Compreender pode ser mais fácil...

Uma das áreas em que o terapeuta da fala intervém, com frequência, é a nível da leitura-escrita. Nas fases iniciais de aprendizagem há uma grande preocupação com a consciência dos sons e a sua associação aos grafemas. Existe aqui um sem número de questões importantes que fazem com que este processo decorra melhor ou pior. Contudo, este não será o tema desta publicação.


O que hoje proponho são estratégias/orientações para os pais usarem em casa para facilitar a compreensão da leitura, quer seja para crianças que tiveram alguma dificuldade nas aprendizagens iniciais da leitura e que ainda não são funcionais nesta competência, ou simplesmente para crianças que estão nesta fase de aprendizagem.


Então, como posso ajudar?

- incentive a leitura de contos infantis/fábulas, que são textos com uma estrutura simples, ricos em vocabulário e, de uma forma geral, motivantes.

- analise o título ainda antes da leitura do texto e “especule” sobre o tema que será abordado nesse mesmo texto.


- a história/texto pode ser lida primeiro por si antes de pedir à criança para ler, explorando o vocabulário novo e/ou mais abstracto.


- a história/texto deve ser lida por etapas, e o adulto faz o “varrimento” do que leu através da análise oral da história, ou seja leia uma pequena parte e em seguida pare e faça algumas perguntas acerca do que foi lido e só depois continue.


- peça à criança para recontar cada parte da história.


- após analisar cada parte da história peça o reconto na totalidade.


- use apoio visual para concretizar vocabulário novo. Procure na internet imagens para mostrar o que significam as palavras novas.


- peça à criança para explicar o acontecimento principal de um texto, dar a ideia geral de um acontecimento, inventar títulos (ou seleccionar o que mais se adequa).


- reforce os sucessos da criança e os esforços e tentativas também. Estar constantemente a dizer-lhe que errou não faz com que ela se sinta melhor e motivada. Seja paciente e quando não corre bem tente de novo.


- respeite o ritmo de aprendizagem da criança.




Estas são algumas estratégias que usadas diariamente na exploração dos textos do trabalho de casa podem facilitar esta tarefa, tantas vezes complicada para as crianças, de compreender o que lêem. Ao fim-de-semana procure ler contos infantis, mesmo que a criança já os conheça. Se ler ainda é muito "difícil" escolha historinhas mais pequeninas. Sugiro uma visita ao site da História do dia.


Boas leituras!


Imagens retiradas da internet
Fontes:
Carvalho, A.; (2011) Aprendizagem da leitura - Processos cognitivos, avaliação e intervenção. Psicosoma, Viseu. 
Pereira, R.; (2011) Programa de Neurociência - Intervenção em leitura e escrita. Psicosoma, Viseu. 

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