quarta-feira, 7 de março de 2012

Siga a iniciativa do seu filho...

Continuando o tema "Antes de Falar já Comunico", proponho mais uma orientação que traz bons resultados: seguir a iniciativa da criança. Isto significa responder com interesse ao que o seu filho está a comunicar, mostrando-lhe que o que faz ou diz é interessante e importante para si.


Há várias formas de seguir a iniciativa da criança:
- responder imediatamente e com interesse
- juntar-se ao jogo e jogar
- seguir a iniciativa do seu filho com acções e palavras, através da imitação, interpretação e fazendo comentários. (este tópico será abordado na próxima publicação)

Quando a criança  inicia uma interacção, procure responder-lhe de imediato, independentemente da forma como a mensagem é transmitida: um olhar um som, um sorriso, um movimento do corpo, um gesto ou palavra. Diga algo em seguida para que ele saiba que recebeu a sua mensagem. Demonstre um tom de voz entusiasmado e sorria.


As vantagens de compartilhar os interesses do seu filho são simples:
- ele é mais propenso a comunicar sobre aquilo que lhe interessa
- aprende mais quando a sua resposta se relaciona com a mensagem
- ele mantém mais facilmente a atenção em actividades que lhe interessam.


Participe no jogo: jogar com o seu filho é uma das formas mais divertidas de seguir a sua iniciativa e comunicar.

Quando a criança ainda é pequenina, use palavras e sons que possa associar às actividades que estão a acontecer, como "Ohh-ohh" ou "Ups" quando caí algo ao chão; "vrrrrrrr" associado ao som do carro em movimento; "muuuummm" com gesto associado na barriga que mostra que a comida era boa; "Puuumm", para associar a barulhos fortes ou quedas; brinque aos sons dos animais, ... Faça-o de forma divertida.

Com crianças mais crescidas procure encontrar os seus próprios jogos.



É difícil brincar com a criança quando apenas ela tem o objecto. Neste caso é importante evitar ser apenas um espectador.  Por exemplo, se o seu filho está a fazer deslizar um camião ou a construir algo com legos, procure encontrar algo semelhante para poder brincar com ele e participar.

Quando as crianças chegam aquela fase em que já dizem as primeiras palavras, brinque "às casinhas": finjam situações do dia, como dar "comida" um ao outro, "brincar aos médicos", ... Escolha um papel e aja como tal.

Divirta-se a Brincar :)

Imagens retiradas da internet

Fonte: 
Wietzman, E.; Pepper, J. (2007) Hablando... Nos Entendemos los dos. The Hanen Program; Toronto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário