sexta-feira, 30 de março de 2012

Atitudes promotoras de desenvolvimento da linguagem (3-4anos)


Depois de ter falado aqui sobre os marcos de desenvolvimento da linguagem esperados entre os 3 e os 4 anos de idade, deixo hoje algumas orientações para esta fase:

- Brinque aos sons. Imite sons do ambiente (animais, aspirador, instrumentos musicais, ...) e peça à criança para descobrir de que será.

- Encoraje o gosto por rimas, através  lengalengas, canções, histórias com rimas, ... Inventem rimas para os nomes das pessoas lá de casa e frases com essas rimas (ex.: João-avião; O João tem um avião).

- Construam "livros" com imagens retiradas da internet ou até mesmo recortadas dos panfletos dos hipermercados que nos chegam a casa quase diariamente. Escolha temas (ex.: animais, casa, escola, alimentos, profissões, ...) e faça colagens por grupos, escolha puzzles ou jogos de associações, pode desenhar ou colar imagens para construir dominós com estes temas, ... Use estas actividades para simplificar a memorização de conceitos linguísticos.


Use as actividades propostas para promover no seu filho hábitos de pesquisavontade de encontrar respostas.

Enquanto adulto/pai procure: 

- induzir desafios ao nível das competências da criança 
- não subestimar a criança, provocando espírito crítico
- propor e não impor, sugerindo soluções e sem resolver em vez da criança
- demonstrar e não impor  a repetição
- promover competências de reflexão em vez de dar respostas. 
- ter cuidado com o modelo linguístico que fornece. 




A criança desta idade já começou a etapa dos "porquês" e iniciou os primeiros "porques", pelo que mostra que descobriu as relações causa e efeito e é capaz de as exprimir. O papel do adulto deverá passar por incentivar a procura de relações deste tipo e a sua explicação. 






Imagens retiradas da internet (a imagem dos panfletos tal como indicado na própria imagem foi retirada do site www.organizaracasa.com)
Fonte:
Rigolet, S. (2006) Para Uma Aquisição Precoce e Optimizada da Linguagem. Porto Editora. 

Sem comentários:

Enviar um comentário